Mónica On-line

Este blogue foi desenvolvido no âmbito de uma unidade curricular, denominada Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objectivo de partilhar trabalhos que nela iram ser desenvolvidos.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Uma reflexão sobre a Televisão

                Foi nos proposto executar um comentário sobre a seguinte citação:


    "Uma escola plenamente consciente da mais-valia  educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade."
Roberto Carneiro 


               Hoje em dia a sociedade vive em plena consonância com os meios tecnológicos, dos quais o mais conhecido é a televisão. A televisão encontra-se inserida no dia-a-dia da Humanidade, quer por lazer quer por recolha de informação. No campo da educação, a televisão tem desenvolvido programas mais direccionados, quer seja de foro infantil ou informativo (exemplo: canal discorrera Cannes). No entanto também existem outros programas onde é necessário um pensamento crítico para identificar alguns ideais que devemos ou não seguir: temos o caso das telenovelas que se pode ver por lazer, mas que também se deve ter em atenção que nem todas as acções que envolvem o desenvolvimento da história são as mais correctas.
                A Escola poderia aproveitar a potencialidade da televisão para o desenvolvimento de certas capacidades, como o pensamento crítico. Alguns docentes defendem que a televisão é um aspecto negativo e que esta pertence em casa no campo do divertimento, e que a educação pertence à escola. No entanto a televisão pode ser usada a nível do desenvolvimento educativo. O facto de existirem programas com conteúdos educativos, permite ao docente desenvolver certos tipos de capacidade ou aprendizagens. Não depreciando os outros programas existentes na televisão, estes podem, também, ser utilizados para o desenvolvimento cognitivo e de um pensamento crítico. Hoje em dia, passa uma variedade de programas na televisão que podem ser utilizados para um fim educativo.
                A nossa sociedade tem assistido a um grande desenvolvimento tecnológico e a televisão íntegra o quotidiano da nossa sociedade. Começa a ser importante que os docentes possuam uma mente aberta quanto à questão da utilização da televisão como uma ferramenta para a educação, porque é importante que a criança, desde muito cedo, seja educada para a televisão para que não seja induzida em erro ou influenciada, e para que desenvolva um espírito crítico em relação a muitas das influências negativas que a televisão possa transmitir.

Mónica Mesquita

Sem comentários:

Enviar um comentário