Mónica On-line

Este blogue foi desenvolvido no âmbito de uma unidade curricular, denominada Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objectivo de partilhar trabalhos que nela iram ser desenvolvidos.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Análise de um programa de televisão

Nome da Programa:

· Zig Zag: Pocoyo - O Grande Espirro


Horário:

· Das 7:16 h às 14:00h


Tipo de Emissão:

·Desenhos animados infantis


Periodicidade:

· De Segunda a Sexta


Público-alvo:

· Pré-escolar e Jardim de Infância

 

Breve descrição da série e/ou programa seleccionado:

·         O Pocoyo retrata a criança em fase de desenvolvimento cuja curiosidade é um factor muito importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Ele é o menino mais curioso do mundo. Vive num mundo encantador, onde pode perguntar tudo e obter as respostas a partir de um narrador presente que o ajuda usando algumas questões, mas por vezes o narrador pede ajuda ao público para poder ajudar o Pocoyo.

Esta série recebeu o Prémio Bafta para a melhor série para o pré–escolar.”

Fonte aqui

 

Potencialidades no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa:

·         Este episódio da série Pocoyo retrata as doenças. Mostra como se pode detectar que uma pessoa não se sente bem, através da visualização de alguns comportamentos, neste caso é o espirro sucessivo. Mostra também como não se deve reagir e o que se deve fazer para que a pessoa doente se sinta melhor. Por fim, mostra que algumas doenças pegam-se.

·         O facto de o Pocoyo e o narrador usarem uma linguagem mais simples ajuda à compreensão da situação.

Actividade oral ou escrita:

·        Actividade Oral: Através de uma conversa com as crianças, perceber se elas entenderam o que aquele episódio do Pocoyo quis mostrar. Pode-se fazer através da utilização de perguntas e a partir destas falar sobre as doenças e os cuidados que devemos ter para não ficarmos doentes. (exemplo: O que a Ellie fazia quando a torre estava quase pronta?; O que é que o Pato e o Pocoyo fizeram para a Ellie se sentir melhor?; Acham que o Pato agiu da melhor maneira?; O que aconteceu ao Pato no final?; entre outras…)

·         Actividade Escrita: Utilização de imagens para a criança reconhecer o(a) menino(a) que está doente, o que se deve fazer quando uma pessoa está doente e como nos podemos prevenir para não ficarmos doentes. Pudera-se utilizar uma sequência de imagens em que a imagem final será um menino(a) saudável, estas puderam estar legendadas, mas também a composição de imagens pode ser simples e de fácil interpretação.




Bibliografia:

Sem comentários:

Enviar um comentário