Mónica On-line

Este blogue foi desenvolvido no âmbito de uma unidade curricular, denominada Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objectivo de partilhar trabalhos que nela iram ser desenvolvidos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um jogo divertido

 No âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, criei um jogo no programa do JClic. Para se perceber melhor como trabalha o JClic, tirei uma explicação do próprio site do JClic e traduzi-a de forma a perceber-se:

"JClic é constituído por um conjunto de aplicações informáticas que são utilizadas para a realização de diferentes tipos de actividades educativas. As actividades não são utilizadas isoladamente, estão conectadas por projectos. O projecto é formado por um conjunto de actividades e uma ou mais sequências, que indicam a ordem em que eles têm que ser mostrado.
O antecessor do JClic é o Clic, uma aplicação que tem sido utilizada por educadores de diferentes países desde 1992 como uma ferramenta para a criação de actividades didácticas para seus alunos.
O JClic é desenvolvido na plataforma Java, é um projecto de software livre e trabalha em diferentes ambientes e sistemas operacionais."
Retirado deste link 


A actividade que criei está destinada para as crianças a partir do 2º Ano do Ensino Básico. A actividade tem como tema o Circo, algo de muito fascinante nas crianças e, também, nos adultos, e tem ao todo seis actividades diferentes, onde se pode aprender sobre alguns animais do circo e onde se pode brincar com os mesmos.

Espero que desfrutem deste jogo e que consigam aprender coisas novas.

Jogo do Circo

É necessário que tenha o JClic instalado no seu computador. Pode fazer o download a partir de aqui.

1 comentário:

  1. Cara aluna deixo um comentário aos jogos efectuados no Jclic.
    A utilização de um menu neste contexto é muito questionável. Se do ponto de vista tecnológico pode parecer muito bom, do ponto de vista do utilizador pode ser desagradável uma vez que para passar ao jogo seguinte precisa de passar sempre pelo menu o que se torna maçador (em vez de um click tem que fazer dois).
    Na actividade “Os nossos amiguinhos” as descrições são demasiado extensas. Não nos podemos esquecer que estamos num ambiente de jogo, onde as pessoas não estão disponíveis para ler muito e que o público-alvo é composto por crianças do 2º ano de escolaridade que ainda podem ter dificuldades na leitura.
    A actividade a”Animais divertidos” possui, para além dos animais, uma imagem de um palhaço (que na verdade também é um animal) e outra de uma tenda de um circo. Penso que o nome do jogo não gera a expectativa destas opções.
    No jogo “Quem é Quem?” há vários animais que podem corresponder a uma mesma associação. Por exemplo, dos animais representados, só a cobra não é mamífero.
    O jogo apresentado como palavras cruzadas, é uma sopa de letras e não tem quaisquer dicas para a sua resolução, No mínimo devia ter informação sobre o que procurar e que quantidade de palavras está escondida.
    Cumprimentos
    Rosário

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