Mónica On-line

Este blogue foi desenvolvido no âmbito de uma unidade curricular, denominada Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objectivo de partilhar trabalhos que nela iram ser desenvolvidos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

“As TIC no processo de ensino aprendizagem: uma presença desejável ou dispensável?”


A sociedade encontra-se imersa em novas tecnologias que estão em constante actualização e, cada vez mais, tem-se acesso à informação de todas as partes do mundo. Esta evolução também vai influenciar o campo da educação. O acesso às TIC surge muito cedo e começa a ser fundamental ensinar como se deve utilizar as novas tecnologias e como podem ser usadas de um modo educativo. Quando se fala das TIC na escola, pensamos automaticamente no computador “Magalhães”. No entanto as tecnologias não são só os computadores; são também o uso da Internet e do PDA (Personal Digital Assistant), entre outros. A Internet vai permitir um acesso rápido e fácil a qualquer tipo de informação que se queira pesquisar.
O primeiro contacto que a criança tem com estas novas tecnologias é através dos jogos que existem na Internet e no computador. Contudo, existem outros programas que permitem a criação de textos, desenhos e apresentações. Neste aspecto, a disciplina de TIC vem ajudar a compreender estas novas tecnologias de informação e o uso destas ferramentas permitindo assim um outro olhar para o computador. Com o ensino das TIC na escola, facilmente a criança transmite este conhecimento aos seus familiares permitindo assim que haja um incentivo para que estes comecem a aceitar as tecnologias de uma forma positiva. Mas, no meio escolar existem alguns professores que se retraem no uso das TIC como recurso. Estes defendem a sua posição quanto ao uso dos métodos antigos de ensino, no entanto é importante que estes sejam incentivados ao uso destas novas tecnologias e incentivem o uso das mesmas aos seus respectivos alunos, para que, na sociedade em que vivemos, não se sintam infoexcluídos.
Há que salientar que as novas tecnologias têm os seus riscos. O acesso fácil aos vários tipos de informação vai fazer com que a criança seja facilmente induzida em erro. Nem toda a informação existente na internet é verídica e muitos dos trabalhos pedidos à criança são de recolha de informação. Se esta não tiver uma preparação sobre como seleccionar a informação correctamente vai ser induzida em erro, o que acaba por prejudicá-la a nível da aprendizagem.
O computador “Magalhães” é um dos recursos existentes das TIC, como já referido. Este veio permitir o acesso às novas tecnologias a todas as crianças de diferentes classes sociais, possibilitando assim que não haja uma infoexclusão e permitindo o acesso a uma ferramenta muito importante na nossa sociedade.
As TIC nas escolas são uma presença desejável no processo ensino-aprendizagem, porque a sociedade está imersa na Tecnologia (muitas vezes, a época em que vivemos é conhecida como a Era da Informática) e estas vão permitir uma facilidade de transmissão de informação e o acesso às mesmas. Temos o exemplo da plataforma Moodle, que já é muito utilizada pelos professores, para comunicar e mostrar aos encarregados de educação o trabalho desenvolvido nas aulas, permitindo aos mesmos acompanharem o desenvolvimento dos seus educandos e, também, permitir a troca de informação e de materiais com os alunos.
Porém, as TIC também podem ser uma presença dispensável no processo de ensino-aprendizagem. Existem algumas aprendizagens que não necessitam do uso das TIC, como é o caso da aprendizagem da escrita manual e de alguns métodos matemáticos que vão permitir ou auxiliar um desenvolvimento cognitivo da criança.
No entanto, como futura docente terei que saber dosear o uso deste recurso no processo de ensino-aprendizagem, não desvalorizando a sua importância. O desenvolvimento da sociedade vai fazer com que o uso das TIC seja cada vez mais indispensável.

Mónica Mesquita

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